LOGO
  MENU
  Educação a Distância

  1. Educação a Distância - Conceituação.
    Pressupõe a combinação de tecnologias convencionais e modernas que possibilitem o estudo individual ou em grupo, nos locais de trabalho ou fora, através de métodos de orientação e tutoria a distância contando com atividades presenciais específicas, como reuniões do grupo para estudo e avaliação.
  2. O que é Educação a Distância?
    O decreto nº 2.494/98 a define como “uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”. (Dohmen)
    Sendo um processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente, a educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados no espaço e no tempo, estando juntos através de tecnologias de comunicação.
    A educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular. No ensino fundamental, adequada para a Educação de Jovens e Adultos, e no ensino médio , esta também podendo ser adequada para jovens e adultos ou para o ensino profissional.
    É importante frisar que a Educação a Distância não é um “fast-food” em que o aluno se serve de algo pronto. É uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo de forma presencial e virtual.
  3. Relação de instituições autorizadas, pelo CEE RJ, a ministrar ensino a distância, cujos atos autorizativos estão em pleno vigor.
    Clique aqui para abrir a planilha. É necessário ter o programa Acrobat Reader em sua máquina.